Como limpar sua esponja de cozinha. Esta ferramenta de limpeza multifuncional pode abrigar e espalhar patógenos de origem alimentar se você não tomar cuidado. Então, esta é a melhor maneira cientificamente comprovada de mantê-lo livre de germes.
Alguns estudos – e há uma quantidade surpreendentemente vasta de literatura científica dedicada a este humilde produto de limpeza de cozinha – compararam desfavoravelmente a atividade bacteriana em uma esponja de cozinha com a de um assento de vaso sanitário. Outra pesquisa, no entanto, relatou relativamente poucos patógenos em esponjas, e que alguns deles podem até ajudar os cientistas a descobrir como combater bactérias resistentes a antibióticos.
A maioria dos especialistas em germes concorda que sim, as esponjas de cozinha tendem a abrigar patógenos (elas são úmidas, porosas e entram em contato com os lugares mais sujos da sua cozinha), e se você as mantiver por mais de uma semana ou duas, é uma boa ideia de limpá-los para evitar espalhar essas coisas desagradáveis.
Veja também:
- Descubra segredo para limpar o ventilador de teto sem derrubar toda poeira no rosto
- Conheça a maneira mais simples e prática de limpar as torneiras da cozinha
- 2 maneiras fáceis de limpar uma panela velha e queimada
Mas desinfetar uma esponja também é um terreno fértil para debates. Explodir germes com calor é mais eficaz do que mergulhá-los com produtos químicos? Manan Sharma, PhD, um microbiologista pesquisador do Laboratório de Segurança Alimentar e Microbiana Ambiental do USDA, conduziu um estudo comparando vários métodos populares: microondas, lavá-lo na máquina de lavar e mergulhá-lo em água sanitária ou suco de limão.
Veja também:
- Como limpar a pia velha de porcelana do banheiro
- Qual é a melhor maneira de limpar espelhos? Descubra um jeito fácil em 3 etapas!
- Qual é a frequência certa para limpar os potes de comida dos pets? Veja dicas dos veterinários!
“Métodos que fornecem calor – microondas ou colocação de esponjas em uma máquina de lavar louça com secagem aquecida – são provavelmente as melhores maneiras de desinfetar as esponjas”, concluiu. Ele usa pessoalmente o método da máquina de lavar louça, que se mostrou o mais eficaz no estudo para reduzir a contagem de bactérias, fermento e mofo, e é seguro para esponjas com metal ou fibras de metal, ao contrário do microondas. (Embora haja relatos independentes de esponjas que estragam e entopem o ralo da máquina de lavar louça.)
Embora colocar a esponja na máquina de lavar louça regularmente estenderá sua vida útil (cerca de 1 em 5 pessoas esperam de três a quatro semanas antes de jogar uma esponja; 1 em cada 10 aguenta um mês ou mais, de acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, nos Estados Unidos), uma lição mais importante pode ser esta: use esponjas separadas para limpar pratos e respingos de comida, e usar toalhas de papel para sucos de carne crua. (Alguns especialistas até recomendam panos de prato em vez de esponjas porque podem ser trocados e lavados com mais regularidade.) Isso pode limitar a contaminação cruzada melhor do que qualquer procedimento de desinfecção.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br